Visita alunos da E.E.E.F.M Laranjeiras ao curso de Gemologia da UFES

No dia 21/09/2018 o GREGEM recebeu cerca de 50 alunos da escola pública E.E.E.F.M Laranjeiras - R. Francisco Domingos Ramos, S/N - Laranjeiras Velha - Serra/ES. Os professores Wellington Alves dos Santos e Zilmar de Santana Epifanio os acompanharam durante toda a visita.

Os alunos contaram com um roteiro programado para ajudá-los a entenderem como funciona a Terra, sua dinâmica e a importância de seus recursos naturais. Tomaram conhecimento do que é Gemologia, puderam relacionar os eventos geológicos da terra com a formação de minerais e que determinados minerais quando possuem certas qualidades podem se transformar em gemas.

Para tal, assistiram uma pequena palestra introdutória no salão Rosa em que os professores Thiago Motta, José Newman e Daniela Teixeira demonstraram como funciona a Terra, sua composição e divisão entre núcleo, manto e crosta (demonstrado em maquete) e ainda puderam observar como funciona um vulcão (demonstrado por maquete). Após participaram de uma gincana programada pela aluna de Gemologia Paloma em que puderam aplicar seus conhecimentos adquiridos anteriomente.

O roteiro contou ainda com uma visita ao laboratório de caracterização e identificação de gemas, em que os alunos puderam utilizar microscópio gemológico, para ver a estrutura do mineral e entender na prática o que foi anteriormente exposto de forma teórica.

O laboratório de mineralogia também fez parte do roteiro, em que os alunos do curso de Gemologia e voluntários do GREGEM demonstram com os minerais ali presentes, como alguns destes minerais são formados por processos geológicos citados anteriormente na introdução teórica que tiveram.

Alunos da E.E.E.F.M Laranjeiras em frente ao prédio da Gemologia

Introdução teórica abordando conceitos da geologia geral para os alunos da E.E.E.F.M Laranjeiras. Foi demonstrado via maquete o interior da terra e como funciona um vulcão.

Salão rosa

salao rosa vista fundo
Salão Rosa

salao rosa 3

salao rosa 4

No laboratório de Mineralogia, os alunos da E.E.E.F.M Laranjeiras contaram com as explicações sobre rochas e minerais, dadas pelos alunos do curso de Gemologia e voluntários do GREGEM.

labmin1

labmin2

labmin3

labmin4

No laboratório de identificação e caracterização de gemas, foi possível utilizar o microscópio gemológico e o de imersão na demonstração da estrutura de alguns minerais, aproximando os alunos da E.E.E.F.M Laranjeiras da Universidade, do curso de Gemologia e da tecnologia empregada para o estudo dos minerais, rochas e demais materiais objetos de estudo do curso de Gemologia.

labgem1

labgem2

labgem3

labgem4

labgem5

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.